Portal Barão Geraldo

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!

/ Eventos

27.05.2011Alunos de escolas públicas de Campinas participam de projeto sobre obesidade e diabetes na Unicamp, em Barão Geraldo

Alunos de escolas públicas de Campinas participam de projeto sobre obesidade e diabetes na Unicamp

A primeira turma de 109 alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Campinas participa nesta sexta-feira (27) do projeto nutrição e qualidade de vida organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INTC) de Diabetes e Obesidade da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. As atividades acontecem a partir das 14 horas no anfiteatro 1 da FCM e nas arenas multiatividades do complexo de salas de aula. Até o final do ano, 714 alunos terão passado pelo INCT.

Os alunos serão divididos em turmas e passarão, inicialmente, por uma avaliação sobre medidas de peso, altura, cálculo de IMC e peso ideal; medidas de prega cutâneas, circunferência da cintura, diagnóstico de dados nutricionais, medida de pressão arterial e glicêmica. Depois, em forma de rodízio, os grupos participarão de dinâmica com alimentos normais, diet e calóricos e terão palestra sobre alimentação adequada, obesidade e diabetes. Os alunos aprenderam na prática como montar um lanche saudável. E depois degustação o lanche preparado.

Os efeitos do exercício físico sobre a obesidade e o diabetes serão demonstrados aos alunos por meio de palestras, dinâmicas e natação de cobaias de laboratório.

As escolas programadas para participar do INCT Diabetes & Obesidade são: em maio, as escolas José Narciso V. Ehrenberg e Maria Luiza, com 109 alunos; em agosto, as escolas Raul Pila e Clotilde B. Von Zuben, com 142 alunos; em setembro, a escola Odila M. Rocha Brito com 146 alunos; em outubro, a escola Maria Pavanatti Fávaro com 168 alunos e em novembro a escola Oziel Alves Pereira com 149 alunos, num total de 714 alunos.

A Unicamp é detentora de nove INCTs aprovados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, num total de 123 espalhados pelo Brasil. Proporcionalmente, a Unicamp é a maior contemplada do país com esse tipo de projeto.

Amanhã, o professor do Departamento de Clínica Médica da FCM José Antonio Rocha Gontijo, estará a disposição da imprensa para falar sobre o projeto INCT Diabetes & Obesidade, assim como todos os coordenadores das arenas que estarão acompanhando e orientando os alunos.

/ Comentários

Não há comentários para este evento. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar este evento, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique aqui para se cadastrar

Informe seu e-mail e senha nos campos abaixo para efetuar o login.

Esqueceu a senha? Clique aqui!

Portal Barão Geraldo
O Portal Barão Geraldo não se responsabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes.
(área do anunciante)