Portal Barão Geraldo

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!

/ Eventos

15.03.2011Campinas recebe “O Feminino, o Verso e a Cena”, no Mês Internacional da Mulher.

Com uma parceria de sucesso desde 2000, o grupo Matula Teatro e a Boa Cia, ambos sediados em Barão Geraldo, voltam aos palcos juntos. O objetivo é promover um diálogo entre o público e o artista através de um grande evento cultural que vai marcar o mês internacional da mulher.

Este evento é um conjunto de parcerias entre os grupos Matula Teatro, Boa Companhia, Instituto Hilda Hilst e SESC Campinas, compreende atividades de teatro, música e literatura, em que serão investigados mitos e arquétipos femininos atravessados pela literatura de Hilda Hilst.

A programação compreende a estréia do espetáculo teatral "AGDA" (parceria entre o Grupo Matula Teatro e a Boa Companhia),uma palestra com Alcir Pècora, oficina de teatro Corpo e Mito, a oficina de literatura Escritas da Anima, ministrada por Lucia Fabrini; uma intervenção poética que acontecerá na Casa do Sol, sede do Instituto Hilda Hilst, e a apresentação do Show Musical “Outros Cantos”, com Ieda Cruz.

Um breve histórico sobre a parceria artística entre os grupos Matula Teatro e Boa Companhia

O evento O Feminino: O verso e a Cena e o espetáculo AGDA são os mais novos frutos da sólida e produtiva parceria entre o Grupo Matula Teatro e a Boa Companhia.

O primeiro trabalho em conjunto foi em 2001, quando a diretora da Boa Companhia, Verônica Fabrini, dirigiu o primeiro espetáculo do Grupo Matula, VIZINHOS DO FUNDO. O segundo encontro se deu em 2004, na direção do terceiro espetáculo do Matula, VERSÃO VIDA CRUEL e nesse mesmo ano, a convite da Boa Companhia, o Grupo Matula integrou a montagem MR K E OS ARTISTAS DA FOME, espetáculo com o qual os grupos participaram em diversos festivais de renome nacional e do Projeto Copa da Cultura, realizando apresentações, workshops e demonstrações técnicas em Berlim, na Alemanha, com apoio do Governo Federal.

Em suas práticas criativas, ambos os grupos tem mantido constantes relações com outros coletivos teatrais como um procedimento de troca e ampliação do seu universo artístico. Prova disso são os espaços Útero de Vênus (sede da Boa Companhia) e Rosa dos Ventos (sede do Grupo Matula Teatro). Fundado em 1997, hoje o Útero de Vênus é Ponto de Cultura e referência para outros grupos, artistas e interessados pelo fazer teatral, e o Espaço Cultural Rosa dos Ventos fundado em 2008, mais uma parceria entre o Matula e Verônica Fabrini, resultado da frutífera parceria entre estes grupos.

PROGRAMAÇÃO “O FEMININO: O VERSO E A CENA”

Roda de Leitura – “Porque ler Hilda Hilst?”

Encontro para uma introdução à obra de Hilda Hilst , com observações sobre aspectos recorrentes, como o fluxo da consciência, a mistura de gêneros, o narrador inepto para a narração, as personagens redundantes e incompletas e a centralidade do obsceno.

Com Alcir Pécora, professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP),autor do livro “Porque ler Hilda Hilst? (2010)

Dia 16/03 (4ª FEIRA) – às 19 hs.

Serviço:

Sala de Multiuso

Não recomendado para menores de 10 anos

Grátis

Oficina Literária Escritas da Anima – ministrante Lúcia Fabrini

Por leituras, análises de poemas de Hilda Hilst e exercícios de escrita, será discutida sua construção literária e apontadas relações com arquétipos femininos.

Dia 19/03 (sábado)– das 10h às 17h.

Serviço:

Ingressos: 4,00 inteira

2,00 usuário matriculado no SESC e dependentes, + 60 anos

1,00 trabalhador no comércio e serviços matriculados no SESC e dependentes

20 Vagas

Estréia do espetáculo AGDA – Co-produção entre os grupos Matula Teatro e Boa Companhia

RELEASE

Adaptado co conto AGDA, de Hilda Hilst, o espetáculo traz à cena uma mulher em sua busca por respostas para questões da existência humana: a finitude da vida e a incompatibilidade entre os desejos do corpo e espírito, o sagrado e o profano. Para isso serve-se de elementos de teatro, dança, prosa e a poesia, e um delicado jogo de construção e desconstrução de imagens e personagens.

Ficha Técnica:

Direção e Adaptação do Texto: Moacir Ferraz

Texto Original: Hilda Hilst

Atuação: Alice Possani, Melissa Lopes e Verônica Fabrini

Figurinos: Juliana Pfeifer e Sandra Pestana

Cenário: Juliana Pfeifer

Orientação Tango: Natasha Muriel e Lucas Magalhães

Sonoplastia: Mauro Braga e Silas Oliveira

Fotografia: Anabela Leandro

Identidade Visual: Léo Ferrari

Produção Executiva: Nathália Cogo

Realização: Grupo Matula Teatro e Boa Companhia

Duração: 60 minutos

Classificação etária: 18 anos

Dias 23 e 24/03 (4ª E 5ª FEIRA) – às 20 horas

Serviço:

Ingressos:

12,00 inteira

6,00 usuário matriculado no SESC e dependentes, + 60 anos

3,00 trabalhador no comércio e serviços matriculados no SESC e dependentes

Oficina de Teatro Corpo e Mito – com Alice Possani,Melissa Lopes e Verônica Fabrini

Por meio de improvisações dirigidas e pequenas cenas ao som de música ao vivo, o objetivo da oficina é investigar a passagem de imagens literárias para o corpo/voz, a fim de propor a construção de uma dramaturgia da cena.

Dia 26/03 (sábado)– das 10h às 17 h.

Serviço:

Ingressos: 20,00 inteira

10,00 usuário matriculado no SESC e dependentes, + 60 anos

5,00 trabalhador no comércio e serviços matriculados no SESC e dependentes

Não recomendado para menores de 14 anos.

Outros Cantos - Show de Música e Poesia

Show de música e poesia que convida o público a acompanhar o percurso de uma mulher em um relacionamento amoroso. A apresentação intercala trechos de poemas de Hilda Hilst a canções da intérprete Ieda Cruz e obras do cancioneiro popular.

Dia 25/03 (6ª feira) – 20 horas

Serviço:

Ingressos: 8,00 inteira

4,00 usuário matriculado no SESC e dependentes, + 60 anos

2,00 trabalhador no comércio e serviços matriculados no SESC e dependentes

Histórias e Memórias de Hilda Hilst – Visita à Casa do Sol

Conhecimento dos espaços e ambientes em que Hilda Hilst produziu parte importante de sua obra. A visita conta ainda com a intervenção poética dos atores dos Grupos Matula Teatro e Boa Companhia, que ilustram o potencial da palavra presente nos textos de Hilda Hilst.

Dia 27/03 (domingo) – saída às 10 horas e retorno às 12h30.

Vagas limitadas

Informações pela Central de Atendimento do SESC Campinas, conforme a disponibilidade de ingressos.

SOBRE O GRUPO MATULA TEATRO:

O Grupo Matula Teatro, sediado em Barão Geraldo - Campinas desde 2000, desenvolve atividades fundamentadas no trabalho do ator: criação e apresentaçã de espetáculos teatrais, pesquisas e cursos sobre treinamento e preparação do ator e metodologias de criação de personagens através da mimesis corporea e d máscara. Os espetáculos, juntamente com cursos e demonstração técnica vêm sendo realizados em várias regiões do Brasil e no exterior.

O encontro com comunidades como inspiração para os processos de criação é uma marca do Grupo, que já trabalhou com população de rua, mulheres que vivem e assentamentos rurais e famílias de pequenos circos que vivem pelas periferias.

O Matula Teatro acredita em parcerias para definir um modo de produção e sua estética teatral, por esta razão mantém o Espaço Cultural Rosa dos Ventos, um locade troca com antigos mestres e novos parceiros tais como Boa Companhia, LUME, Barracão Teatro, entre outros.

Ao longo de dez anos de trajetória, o Matula Teatro dialoga seu trabalho com diretores convidados como Verônica Fabrini, Laura Argento, Vinicius Torres Machado, André Carreira e Marcelo Lazzaratto.

O Grupo também desenvolve atividades direcionadas a públicos diversos, tanto em sua sede como em projetos de circulação: oficinas para não atores, atividade de formação para educadores, projetos de formação de público, eventos que unem atividades artísticas e espaços de reflexão sobre os temas abordados no espetáculos.

SOBRE A BOA COMPANHIA:

A Boa Companhia atua desde 1992, tendo como proposta a pesquisa da linguagem cênica a partir do trabalho do ator, com este intuito, vem norteando a sua atuação através da pesquisa, do intercâmbio e da férrea vontade de expandir os horizontes através da arte, por meio montagens de espetáculos, performances e projetos ligados a arte-educação. Exibe um currículo eclético, com montagens que vão de Shakespeare a Qorpo Santo, passando por Nelson Rodrigues, Samuel Beckett, além de adaptações de textos literários de autores como Franz Kafka e Hilda Hilst.

Em 1997, A Boa Companhia funda sua sede-teatro, o “Útero de Vênus”, na Vila Santa Isabel, com o objetivo de pesquisar, criar e disseminar arte, tornando-se, a partir de 2005, Ponto de Cultura, junto à Companhia Sarau.

E que assim seja: que pela Boa Companhia continuem passando atores, encenadores, loucos da cena, músicos, mágicos, pintores, dançarinos e acrobatas, tornando a Vila um centro de referência artística e de ação cultural, alimentado pela amizade, pela solidariedade, pela poesia, pelo livre pensar e pelo livre criar.

MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO:

SESC CAMPINAS

Rua Dom José I, 270 - Bonfim

Telefone: (19) 3737-1500 www.sescsp.org.br/campinas /

twitter.com/sesccampinas E através dos sites e telefones:

GRUPO MATULA TEATRO

33058372/ 81824430

BOA COMPANHIA - http://www.boacompanhia.art.br/


 

/ Comentários

Não há comentários para este evento. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar este evento, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique aqui para se cadastrar

Informe seu e-mail e senha nos campos abaixo para efetuar o login.

Esqueceu a senha? Clique aqui!

Portal Barão Geraldo
O Portal Barão Geraldo não se responsabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes.
(área do anunciante)