Portal Barão Geraldo

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!

/ Eventos

27.06.2011“Doe sangue também no inverno!” é mais uma campanha do Hemocentro

Fonte: www.unicamp.br

A solidariedade é o melhor agasalho para a vida. Doe sangue também no inverno!

Este é slogan da campanha lançada nesta quarta-feira pelo Hemocentro da Unicamp para estimular os doadores a enfrentarem a baixa temperatura e evitar o desabastecimento neste período crítico que vai até agosto. “Em todo inverno temos uma queda de candidatos à doação. Particularmente quando há frio e chuva, a situação fica ainda mais grave, pois as pessoas evitam sair de casa mesmo para fazer o que de fato necessitam, quanto mais para um gesto de solidariedade”, afirma o hematologista Vagner de Castro, diretor do Serviço de Coleta do Hemocentro.

Segundo Castro, o lançamento da campanha na véspera do feriado prolongado foi proposital, diante da possibilidade de queda de 50% na quantidade de bolsas coletadas nos próximos dias. “Se esta queda se mantivesse por dois ou três meses, teríamos um impacto enorme no estoque. Já estamos em nível crítico nos tipos O positivo e RHs negativos, que são um problema não só no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo, por causa da baixa frequência na população. No caso do RH, a frequência máxima é de 15%, distribuídos entre A, B, AB e O”.

O diretor do Serviço de Coleta exibiu gráficos que registram quedas de 5,3% nas bolsas no inverno do ano passado, chegando a 7,8% em 2007 e 7,4% em 2006. Por sorte, existe a contrapartida do número crescente de doadores: em 2010 foram 87.496 pessoas, que geraram 62 mil bolsas de sangue. “Precisamos mobilizar a população na área de abrangência do Hemocentro Campinas, que possui aproximadamente cinco milhões de habitantes. Muitos viajam no feriado e, justamente por isso, temos mais acidentes e urgências, com risco de desabastecimento. Pedimos a quem não viajar que compareça aos locais de doação".

De 16 a 67 anos

De acordo com Vagner de Castro, a faixa de idade para ser doador agora é de 16 até 67 anos (antes era de 18 a 65), informação que não consta nos folhetos da campanha de inverno. “A portaria do Ministério da Saúde foi publicada em 13 de junho, por conta do Dia Mundial do Doador de Sangue [14], quando o nosso material já estava impresso. Um detalhe é que doadores abaixo de 18 anos precisam vir acompanhados por um responsável legal para assinar o termo consentindo a doação. Há outras mudanças, como do doador submetido a procedimento endoscópico, que era impedido de doar por um ano, prazo que caiu para seis meses”.

Para ser um doador de sangue também é preciso pesar no mínimo 50 kg; não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar 4 horas; estar descansado; e não fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da doação. O Hemocentro assegura que a doação, respeitando os critérios técnicos, não acarreta qualquer risco para o doador, que antes passa por uma triagem clínica e, observada qualquer irregularidade, é notificado e encaminhado para acompanhamento médico.

Não devem doar: homens que o tenham feito há menos 60 dias, mulheres há menos de 90 dias e pessoas entre 60 e 65 anos há menos de 180 dias; se estiver com gripe, febre ou infecção; portador de sífilis (cancro), malária ou doença de Chagas; alcoolista crônico ou que tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas; possua comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis; for ou tenha sido usuário de drogas injetáveis; tenha contraído hepatite após os 10 anos de idade.

Os interessados em apoiar a campanha de inverno podem obter mais informações sobre a doação de sangue no site do Hemocentro.

/ Comentários

Não há comentários para este evento. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar este evento, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique aqui para se cadastrar

Informe seu e-mail e senha nos campos abaixo para efetuar o login.

Esqueceu a senha? Clique aqui!

Portal Barão Geraldo
O Portal Barão Geraldo não se responsabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes.
(área do anunciante)