Portal Barão Geraldo

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!

/ Eventos

09.06.2011Excaravelhas na Escandinávia (rumo a Suécia)

Fotos: Telmo Teramoto

"Grupo das Excaravelhas apresentará o REPELENTE na Noite de Gala do Espaço Cultural Semente em Barão Geraldo, às 20h, nesta sexta-feira, dia 10 de junho."

O Grupo das Excaravelhas, um dos grupos de dança contemporânea mais expressivos de Campinas, parte em junho para apresentar-se em Gotemburgo – Suécia, à convite do festival de arte educação En Kulturskola I Rorelse - A Cultural School in Moviment.

Entre 20 e 22, o festival reunirá na Escola de Música e Drama - centro de Gotemburgo - uma série de artistas e professores conceituados e o Grupo das Excaravelhas, de Campinas, marcará presença como uma das atrações internacionais escaladas para participar, e único grupo brasileiro.

O espetáculo a ser apresentado é o “Repelente”, concepção e direção de Ló Guimarães, que já circulou por diversas regiões do país, sendo premiado no Festival de Dança de Londrina (PR).

Além dele, a companhia realizará também o workshop "Criação em Dança Contemporânea", que propõe um ensino diferenciado, de forma lúdica e interativa, focando o desenvolvimento da criatividade através da improvisação e da composição coreográfica, sob a temática da pluralidade cultural. O público alvo serão os artistas e espectadores do festival.

Atualmente o grupo está em processo de criação de seu novo projeto - O Canto da Sereia, contemplado pelo edital ProAC 2010, dirigido e concebido também por Ló Guimarães.

Com sua sede em Campinas há 11 anos, o grupo vem circulando com seus espetáculos e workshops por diversas regiões do Brasil e já recebeu diversos prêmios importantes no cenário da dança, como o Funarte de Dança Klauss Vianna 2009, o FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - 2004, VAI – Valorização de Iniciativas Culurais - 2004, 8° Cultura Inglesa Festival, entre outros.

Formado por Juliana Couto, Ló Guimarães e Milena Machado, essa companhia independente tem como principal característica de criação o humor crítico, apresentando situações cênicas que possibilitam envolvimento e proximidade da dança contemporânea com vários tipos de público, bem como explorando diversos tipos de espaço.

Sinopse Repelente

Coreografia que fala sobre coisas e situações que nos incomodam, prendem, atrapalham, bloqueiam... e conseqüentemente, nos irritam e afligem, à libertação destas.

Situações que vão desde zumbidos e picadas de insetos, pessoas que falam demais, bexiga apertada, cócegas, posições incômodas, até as convenções sociais de comportamento que não permitem que as diferenças fluam e conquistem seu espaço com respeito.

Veja as fotos na Galeria de Fotos abaixo. Clique na imagem para ampliar.

Perfil do Grupo

O Grupo das Excaravelhas, grupo independente de dança contemporânea formado Juliana Couto, Ló Guimarães e Milena Machado está comemorando 11 anos de atividades ininterruptas.

A cultura popular de massa aliada aos hábitos e situações vivenciadas no dia-a-dia tem sido a principal temática dos espetáculos do Grupo das Excaravelhas que propõe a reflexão sobre a sociedade atual com muito humor e irreverência, características marcantes do Grupo.

Através da constante pesquisa de linguagem no universo da dança contemporânea o Grupo das Excaravelhas vem se caracterizando por um vocabulário acessível e bastante comprometido com as temáticas sociais que se propõem a retratar.

Todas as integrantes criam, interpretam e dirigem as coreografias arrebanhando muitas vezes os elementos da linguagem teatral e da música para complementarem suas obras. Esta forma de coreografar tem atraído e despertado interesse pela dança contemporânea de públicos bastante diversificados.

O objetivo maior nas criações é estabelecer elos de interação entre artista e espectador, através da linguagem da dança, permitindo que ambos possam se reconhecer e refletir sobre suas relações com o mundo.

"Grupo das Excaravelhas apresentará o REPELENTE na Noite de Gala do Espaço Cultural Semente em Barão Geraldo, às 20h, nesta sexta-feira, dia 10 de junho."


/ Galerias de Fotos (clique para abrir)

/ Comentários

Não há comentários para este evento. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar este evento, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique aqui para se cadastrar

Informe seu e-mail e senha nos campos abaixo para efetuar o login.

Esqueceu a senha? Clique aqui!

Portal Barão Geraldo
O Portal Barão Geraldo não se responsabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes.
(área do anunciante)