Portal Barão Geraldo

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!

/ Eventos

29.07.2011Exposição “Brasília Dia & Noite” na Galeria da Casa do Lago da Unicamp, em Barão Geraldo

Com objetivo de difundir o trabalho dos talentosos artistas da Capital Federal, a Presidente da ACAV, Sra. FLÁVIA ISA OBINO BOECKEL organizou e coordenou esse evento que representa mais um marco para a divulgação e reconhecimento dos artistas de Brasília, com premiações nacionais e internacionais.

Os estilos variam do figurativo ao abstrato, do realismo ao surrealismo, do impressionismo ao mais colorido expressionismo, numa verdadeira revolução de cores e formas que, tenho certeza, hão de encontrar no olhar do público visitante a merecida aprovação às obras expostas.

As técnicas, igualmente vão da encáustica ao óleo e à acrílica se modificando conforme a criatividade de cada um dos artistas no esmero com que trabalham suas resinas, madeiras ou metais. Todos, enfim, vem mostrar ao paulista de Campinas suas obras com a humildade e sensibilidade típicas dos artistas.

Histórico da ACAV

Os artistas-plásticos, de maneira geral, têm enfrentado restrições de toda ordem, seja pelo encolhimento do mercado de arte, seja pela redução de incentivos a eventos e projetos culturais. Assistimos, pesarosos um desinteresse social pela arte e cultura em nosso País, inclusive por parte de instituições que anteriormente soíam apoiar tais iniciativas.

Se, por um lado, as dúvidas, as angústias e problemas diversos se fazem constantes em nosso cotidiano, por outro, percebemos a necessidade de cooperar com responsabilidade e compromisso, em prol da reconstrução e renovação do nosso coletivo, que, ao longo do tempo, vem sofrendo perdas numa Sociedade recém-nascida, a despeito de seus 51 anos.

Não cabe aqui nos estendermos sobre essa crise, tão complexa quão paradigmática. Suas causas são cumulativas, decorrentes também do pragmatismo e da perda da poesia que desenham nosso tempo. Diante de tanta inovação tecnológica, especialmente no que tange à criação e produção visual, é natural que nós, artistas da imagem, fiquemos em permanente questionamento sobre nosso papel social, nossa atuação sensível e sua reverberação em nosso ser, que vive a arte como canal de expressão e liberdade - liberdade que é a própria pré-condição da Arte.

Os artistas possuem incrível visão e energia criativa que se esvai, no entanto, preservada em um mundo estreito e fechado. Mas não precisamos mais do tipo de arte que ocupa um espaço sem qualquer objetivo. Necessitamos, isto sim, de uma arte engajada que envolva profundamente as pessoas, e de mecanismos para conduzir essa arte a uma relação funcional com o mundo social...

Desse contexto, nossa consciência de grupo reemerge, não com o propósito de um embate ou discussão, mas como tentativa de diálogo para somar nossas reflexões, sentimentos e energias, a fim de que, juntos, possamos re-tecer nossas teias, com a esperança de um novo começo - um novo ciclo. A maciça adesão de importantes artistas da cidade na Associação Candanga de Artistas Visuais demonstrou que não estamos sós nesta caminhada.

Outro elemento demonstrativo de nosso bem sucedido empreendimento são as parcerias realizadas com diferentes setores das artes e do comércio da cidade, entre os quais: GALERIA MALI VILLAS-BÔAS (de São Paulo), BRICQUET DE LEMOS EDIT., MOLDURAS ALEIXO, CIA DS ARTES, THESAURUS EDIT. E GRÁF., SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, CAIXA Cultural, CODEVASF, APAE, BOULEVARD SHOPPING, além de diversas ONGS e movimentos de caráter social, com os quais mantemos uma troca permanente de apoio e serviço.

Agora, a partir de 2011, obtivemos o apoio altamente significativo da Universidade de Campinas, através de sua Coordenação e Diretoria junto à Casa do Lago – espaço privilegiado para o qual levaremos uma coleção das obras que celebram o cinqüentenário de Brasília – a Capital do Brasil.

/ Comentários

Não há comentários para este evento. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar este evento, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique aqui para se cadastrar

Informe seu e-mail e senha nos campos abaixo para efetuar o login.

Esqueceu a senha? Clique aqui!

Portal Barão Geraldo
O Portal Barão Geraldo não se responsabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes.
(área do anunciante)