Portal Barão Geraldo

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!

/ Notícias

18.01.2016

Volta às aulas: como se readaptar a rotina de estudos

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, acompanhe algumas dicas de como tornar o retorno mais tranquilo para os alunos; veja também como preparar uma lancheira mais saudável
Para os estudantes brasileiros, os meses de dezembro e janeiro são sinônimos de férias, descanso, brincadeiras e rotina mais livre. Mas janeiro nem acaba e muitas escolas já dão início ao ano letivo. Apesar da grande ansiedade e também da saudade do ambiente escolar, onde irão reencontrar os amigos, os alunos encontram o drama de deixar de lado as horas a mais de sono e o tempo mais livre para os jogos eletrônicos. 
Para tornar este retorno mais tranquilo, tanto para alunos como para os pais, algumas dicas são importantes. Marilda Faccioli, coordenadora pedagógica do Objetivo Barão Geraldo, orienta que pelo menos uma semana antes do retorno, o horário de ir para a cama volte ao normal. “É essencial que os alunos tenham no mínimo oito horas de sono. Isso se aplica para todas as idades”, comenta.

/assets/images/uploads/galeria/977-educacao1.JPGNa Educação Infantil e também para o Ensino Fundamental I (crianças até nove anos, aproximadamente), as escolas se preparam para, na primeira semana, promover atividades lúdicas e diversificadas para as turmas. “Nesta fase é essencial que a escola desperte o interesse da criança por meio de atividades mais divertidas. Desta forma, facilita-se a readaptação à rotina escolar e evita que a criança se canse mais rapidamente”, diz. “Para os pequeninos a adaptação deve ser de acordo com a necessidade de cada criança, principalmente para àqueles que estão tendo o primeiro contato com a escola. Por isso a colaboração dos pais é de extrema importância, sendo necessário que transmitam o máximo de confiança aos filhos”, complementa.

Para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a dica é redobrar o diálogo com os pais sobre as responsabilidades que estão por vir, como a preparação para o Vestibular, por exemplo. Nesta fase, os estudantes estão mais ligados a jogos eletrônicos e atividades ao ar livre, então os pais devem controlar o tempo de acesso à internet e lembrá-los que logo voltarão à rotina de estudos. “Os alunos devem ter autonomia e liberdade, mas com a observação e olhar atento dos pais, do lado de fora”, finaliza Marilda.

Sem ideias de como preparar uma lancheira gostosa e saudável? 
Confira a sugestão de cardápio abaixo:

Segunda-feira
2 bisnaguinhas integrais com geleia de morango + 1 achocolatado + 1 Maçã.

Terça-feira
4 cookies integrais + 1 suco de soja com sabor de fruta + 1 banana.
OU
Salada de frutas (kiwi, melão, maçã, uvas) com uma unidade de iogurte sem sabor + 2 cookies integrais de aveia ou cereal  + 1 água de coco natural.

Quarta-feira
3 torradas integrais com geleia de uva + 1 achocolatado + 1 pera
OU
Bolo de cacau com canela ou bolo de laranja (caseiros) + 4 morangos picadinhos com chia + 1 suco de abacaxi com hortelã

Quinta-Feira
1 barra de cereais + 1 suco de soja com sabor de fruta +1 goiaba.
OU
3 torradinhas de pão integral (fazer na torradeira com orégano ou temperos desidratados) + 1 pera picadinha + queijo branco picadinho +1 suco de melão ou de melancia.

Sexta-Feira
1 lanche de pão integral com queijo processado (que não precisa de refrigeração) + 1 suco de fruta.
OU
5 a 6 unidades de biscoito de polvilho + 1 maçã ou 1 fatia de melancia picadinha + 1 suco de laranja com cenoura

Fonte: Assessoria de Imprensa

/ Comentários

Não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar esta notícia, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique aqui para se cadastrar

Informe seu e-mail e senha nos campos abaixo para efetuar o login.

Esqueceu a senha? Clique aqui!

Portal Barão Geraldo
O Portal Barão Geraldo não se responsabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes.
(área do anunciante)