Portal Barão Geraldo

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!

/ Notícias

17.06.2016

Festa Junina em Barão Geraldo acontecerá na Praça do Coco

O Bloco “As Caixeirosas” dá continuidade à proposta brincante e apresenta o “2º Arraiá Caixeirosas Junina” no dia 26 de junho, na Praça do Coco, em Barão Geraldo, a partir das 14h. “As Caixeirosas” é um bloco carnavalesco tradicional de rua de Barão Geraldo, criado em 2006 por grupos populares de Caixeiras em Campinas.


Neste mês, a fim de proporcionar um espaço lúdico dedicado a toda a família, em especial às crianças, o grupo traz para a praça mais uma tradição, um resgate das músicas e brincadeiras tradicionais das festividades juninas da cultura popular. O evento contará com barraquinhas de comidas típicas, apresentações das 'Caixeiras das Nascentes' e convidados.
A festa tem início com a “A Chegada de Lampião à Casa do Tinhoso”, Mamulengo de Christian e “Brincadeira de Arteiros”, do Grupo Flor de Laranjeira, entre outras atrações. Para encerrar a festa, haverá o Grande Baile, com músicas tradicionais cantadas pela Banda das Caixeirosas.


Sobre as atrações


Mala dos Mamulengos é um núcleo de teatro de bonecos de Campinas, pertencente à escola de circo Além da Lona, fundada em 1996 pelo artista Christian Mathias. “A Chegada de Lampião à Casa do Tinhoso” é um espetáculo de mamulengos baseado no cordel de José Pacheco que, através da “brincadeira” com bonecos, repleta de rimas e tiradas engraçadas, embalada com muito baião, retrata de forma bem-humorada o conflito que se estabelece quando forças opostas se encontram e cada qual tenta impor seus interesses.


O grupo Flor de Laranjeira é de Sumaré e surgiu em 2014 por iniciativa da caixeirosa Bia Medeiros. Bia, que é agente educacional, propôs trabalhar as danças e músicas aprendidas em suas vivências no grupo Caixeiras das Nascentes com as crianças da escola E.E. Wadih Jorge Maluf, que gostavam de fazer arte.


Urucungos, Puítas e Quijengues foi fundado em 1988 pela mestra de cultura popular Raquel Trindade, filha do artista popular e folclorista Solano Trindade, que batizou o grupo de Urucungos (Berimbau), Puítas (Cuica) e Quijengues (Tambor). Os nomes fazem referência a instrumentos musicais africanos provenientes de Angola e difundidos no Brasil.


Caixeiras das Nascentes é um grupo popular de percussão formado por mulheres que têm a música como forma de partilha e celebração. Fundada em 2009 em Campinas, a partir do encontro da artista, arte-educadora e artesã de Caixa do Divino Cristina Bueno com pessoas que tinham o interesse em pesquisar a cultura brasileira e a Caixa do Divino. O grupo realiza apresentações e intervenções em comunidades, eventos, escolas, universidades, festivais, entre outros, sempre no intuito de partilhar e divulgar saberes relativos à cultura popular de raízes brasileira.


O Coletivo Joaquina é uma companhia de teatro nascida em Curitiba e sediada em Barão Geraldo. “Joaquina” representa a figura feminina em cena, a força da mulher brasileira, além de ter grande apelo popular. Desde 2006, artistas de diversas áreas se unem na companhia com um mesmo ideal: levar a arte ao maior número possível de pessoas.

Serviço


Caixeirosas Junina
Data: 26 de junho, domingo
Horário: 14h às 19h
Local: Praça do Coco
Rua José Martins, 738 - Barão Geraldo, Campinas - SP 13084-153 Fone: (19) 3249-1501
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa

/ Comentários

Não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar esta notícia, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique aqui para se cadastrar

Informe seu e-mail e senha nos campos abaixo para efetuar o login.

Esqueceu a senha? Clique aqui!

Portal Barão Geraldo
O Portal Barão Geraldo não se responsabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes.
(área do anunciante)